terça-feira, setembro 08, 2009

Programadores Poliglotas

Relendo o post do meu colega Dyego sobre linguagens de programação, senti-me interessado pela temática. Um trecho que me chamou a atenção foi o seguinte:
"Então pare de enrolar e diz logo, qual devo escolher? Sinto desapontá-lo, mas essa pergunta não tem uma resposta predefinida, pois depende de alguns fatores que estão totalmente incorporados a relação do programador com a linguagem. Você deve escolher a linguagem que transformar você em um programador melhor, fazendo-o se divertir programando, aumentando sua produtividade e te animando a se aprofundar nos conceitos e na filosofia por trás dela, mas cuidado para nunca ficar limitado a não conhecer as novas tecnologias que surgirem. Isso é um erro gravíssimo, mas que freqüentemente acontece no mundo do desenvolvimento de software."
Ok, quote longo, espero não repetir no futuro. Mas deu pra entender o contexto. Destaques feitos por mim pois é um ponto importante e merece comentários.

Primeiramente, porque será que sempre que nos apresentam à linguagens de programação nós botamos na cabeça de procurar a melhor linguagem entre todas? Isso frustra muitos novos desenvolvedores e programadores hobbistas por aí. É a pergunta errada a se fazer. A certa seria: "Qual a melhor linguagem para o que eu quero fazer?" Todas as linguagens foram feitas para cumprir um determinado objetivo e geralmente elas cumprem. Um programador hábil é aquele que sabe usar a linguagem certa para o problema certo.

Quando eu falo sobre Ruby pra os meus colegas sempre me respondem "eu gosto de C++" ou "tenta Java, é uma boa linguagem", mas poucos me responderam "massa! quero dar uma olhada!". Eu gosto de C++, Java, O'caml, de verdade, mas também queria ver porque tanta gente gosta de Ruby, Python ou Lua e vou procurar aprender cada uma delas, onde elas se saem melhor e onde estão as fraquezas delas. Acho que assim posso me tornar um desenvolvedor melhor.

Um comentário:

  1. Suas observações foram perfeitas!!! É isso mesmo.. as linguagens são criadas para solucionar determinados tipos de problemas de uma forma característica. O que acontece é que na maioria das vezes as pessoas dão mais valor as linguagens e maquinas quando o que realmente faz a diferença é o programador! Procure conhecer o maior número possível de linguagens e decidir por alguma para um determinado problema computacional...

    Muito bom Jedi!!

    ResponderExcluir

class Comment
def initialize
puts "C'mon! U can do it!"
end
end