terça-feira, setembro 01, 2009

Chama o cara do TI!

"Alô? Ah! Sim, eu gostaria de um Técnico de Informática com habilidade em Programação, WebDesign, Administração de Redes e que saiba fazer Manutenção de Computadores, para a minha empre- Alô? Alô!? ... "

Alguns podem achar a situação acima um tanto quanto estranha, mas eu digo a vocês que essa frase foi retirada de um contexto real. Dito isto, eu gostaria de comentar um pouco a respeito das várias vertentes de profissões da área de T.I.

Pra quem já não sabe, "A sigla TI, tecnologia da informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática."wikipedia Ou seja, apesar de muita gente ainda pensa que se é pra mexer no computador tem que chamar o "Técnico em Informática", existem vários profissionais que devem exercer tarefas diferentes dentro da área da informática.

Os Técnicos em Informática são os primeiros a serem lembrados na hora de uma contratação. Não só porque existem muitos deles por aí, como também é o profissional mais barato para uma empresa. Os Técnicos são as pessoas que fazem um Curso Técnico na área da informática, em instituições como o atual IFRN (antigo Cefet-RN) aqui em Natal. Eles são um ótimo quebra-galho pra uma empresa pequena e sem muitos recursos.

Também na área técnica e profissionalizante, existem os cursos de Web Design e Montagem e Manutenção de Computadores. Normalmente esses profissionais são contratados por empresas especializadas nos ramos de Criação de Sites e Conserto de Computadores, respectivamente, e todos os serviços relacionados a isso, ou caso alguma empresa queira investir em uma equipe interna para esses setores.

Subindo para os cursos Superiores (hahaha), encontramos os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, e não, eles não são a mesma coisa! O Engenheiro da Computação tem uma ênfase muito grande no hardware de computadores, de criação de circuitos à administração de redes. A afinidade é explicada pelo fato de que o curso surgiu de uma especialização dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Apesar de conhecimentos de programação e outras coisas relacionadas a software, esse é na verdade o foco do Bacharel em Ciência da Computação.

Esses sim são os verdadeiros nerds programadores! Focados no "estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para executação em computadores eletrônicos"wikipedia. São esses caras responsáveis pela criação desde do programa de caixa do Mercado da sua rua até o Sistema Operacional que roda no seu computador.

Em resumo, antes de ligar para o SENAC procurando um faz-tudo, procure saber o que a sua empresa realmente precisa e qual o profissional certo para isso. Existem muitos outros além dos que eu citei, só pesquisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

class Comment
def initialize
puts "C'mon! U can do it!"
end
end